CREATOUR AZORES

O Sr. Presidente do Observatório do Turismo dos Açores, o Professor Dr. Carlos Santos, esteve esta quarta-feira, dia 17 de julho na StartUp Angra, a apresentar o projeto “CREATOUR Azores” – Chamada para o Turismo Criativo na Região Autónoma dos Açores.

O “CREATOUR Azores” é coordenado pelo OTA – Observatório do Turismo dos Açores e pela Universidade dos Açores, em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

É um projeto com uma abordagem integrada de investigação e aplicação, que visa desenvolver uma pesquisa centrada no turismo criativo nas regiões insulares; diversificar as ofertas turísticas nos Açores; e fortalecer as ligações com outras regiões portuguesas.

Trata-se de um projeto financiado pelo FEDER através do programa operacional Açores 2020 e por fundos regionais através da Direcção Regional de Ciência e Tecnologia.

Deste encontro, destaca-se ainda a visita a vários conceitos turísticos da Ilha Terceira com o objetivo de auscultar e entender, por parte do OTA, o estado da arte do turismo local relacionado com a Inovação e Criatividade, conhecendo e conversando com os respetivos promotores dos projetos.

No final do dia ficou a “entrega” de informação acerca da Call e a parceria entre a incubadora de negócios –  StartUp Angra e o Observatório do Turismo dos Açores com o objetivo de aproximar esta entidade dos projetos pertencentes à(s) cadeia(s) de valor do setor do turismo ligados à Incubadora Angrense.