KEO vence quarta edição dos Prémios PlayStation Talents Portugal

Na quarta edição, os Prémios PlayStation Talents Portugal são uma oportunidade dos estúdios e produtores independentes portugueses se destacarem e receberem o apoio da “máquina” PlayStation na conclusão do projeto. Numa fase inicial, as propostas são enviadas para a equipa da PlayStation como candidatura, seja um vídeo de gameplay do seu projeto ou mesmo um protótipo jogável, ou até títulos na sua fase final de conclusão. Tem é de ser português.

Tal como nas edições anteriores, o projeto distinguido vence um prémio monetário de 10 mil euros para ajudar no financiamento do videojogo. Além disso, para quem necessite, a PlayStation Portugal oferece um local fixo que servirá de estúdio durante 10 meses em Lisboa e o acesso ao kit de desenvolvimento da PlayStation 4. E no fim, a apetecível garantia que o jogo será lançado no serviço de distribuição digital da plataforma, a PlayStation Network, assim como uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation no valor de 50 mil euros.

Antes de ser anunciado o derradeiro vencedor, foram anunciadas outras categorias. O Prémio de Imprensa, escolhido pelos meios ligados aos videojogos, no qual o SAPO TEK fez parte, foi entregue pela Sandra Páscoa, Roberto Yeste e João Lopes da PlayStation Portugal ao jogo Capture, do estúdio OX. Trata-se de um jogo de puzzles, em que o jogador tem de interagir com o cenário para resolver os quebra-cabeças.

O Prémio para a Melhor Arte foi entregue por Mário Augusto, jornalista especialista em cinema, ao jogo Ink Knight da Snakewhirl. O jogo de plataformas destaca-se por utilizar tinta para interagir com o cenário. O Prémio para o Jogo Infantil foi entregue por Mário Lomban e Patrícia Correia da Fundação 3M ao projeto Fayo da Team Fayo. Mais um jogo de plataformas, onde a personagem principal utiliza um cascol para interagiNo que diz à competição, o Prémio para o melhor Jogo de Competição Online foi entregue por dois jogadores de eSports do Sporting ao jogo KEO da Red Cat Pig, um estúdio composto por três pessoas dos Açores. Trata-se de um jogo de combate com veículos em arenas, com um aspeto gráfico em cel shading. A categoria para o jogo Mais Inovador, foi entregue por Bruno Osório e Pedro Antunes, responsáveis por VRock, o projeto vencedor da segunda edição ao título Keg Wars da Flying Pan. Trata-se de um jogo de “três em linha”, em que os jogadores utilizam personagens, com habilidades distintas para anular o adversário.

O Prémio para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation foi entregue por Francisco Santos e João Genebra, autores do projeto vencedor do ano passado Out of Line. O projeto vencedor da categoria foi Capture, que conquista assim o segundo galardão da noite.

Todas as atenções estavam centradas na entrega do principal galardão, e o grande vencedor da quarta edição foi entregue por Liliana Laporte e Jorge Huguet, responsáveis pela PlayStation Ibérica. Liliana Laporte destaca com orgulho a quantidade e qualidade dos projetos desta edição, reforçando a importância da iniciativa da Sony PlayStation. E o vencedor da quarta edição dos Prémios PlayStation foi KEO da Red Cat Pit.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no espaço Suspenso, em Lisboa, destacando os 11 projetos finalistas. Este ano ficou marcado por muitos dos projetos estarem jogáveis, a maior parte deles já havia sido mostrada durante o Lisboa Games Week, e demarcam-se pela variedade de géneros. As aventuras de plataformas foram as mais exploradas, mas houve títulos que se destacaram, tal como o horror de Under the Rain, inspirado em H.P. Lovecraft, os combates com viaturas de Keo ou o curioso Keg Wars, um jogo popular do “três em linha” com dinâmicas divertidas e imersivas, como se fosse um combate com cartas. Conheça os 11 finalistas na nossa galeria de imagens.r com o cenário.

KEO afirma-se como o quarto vencedor do grande prémio, sucedendo-se a Out of Line, que ganhou a terceira edição no ano passado. O primeiro vencedor foi Striker’s Edge, o jogo da Fun Punch é o único que já está disponível na PSN. VRock arrecadou o grande prémio da segunda edição. No total, as quatro edições viram ser apresentados mais de 200 projetos, na presente candidataram-se 50 projetos.

Fonte: https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/keo-vence-quarta-edicao-dos-premios-playstation-talents-portugal