Somos a “Bananika”, uma startup social sediada na StartUp Angra, ilha Terceira (Açores).
– Qual é a vossa ideia?
É criar uma bebida de banana gaseificada e alcoólica.
– Porquê?
Por 3 razões e/ou problemas:
1) Por um lado, existe excesso de produção de bananas. Os produtores dos Açores não encontram soluções pertinentes para comercializar o seu produto, e, todos os verões, com o aumento das temperaturas, a produção aumenta drasticamente gerando uma oferta que supera, em muito, a procura. O resultado é o desperdício de bananas em grandes quantidades, uma vez que a produção não tem a possibilidade de entrar em qualquer circuito comercial.
2) Há outro fator que destaca a importância deste produto. Pode-se observar, no que toca a bebidas alcoólicas, existe um segmento de mercado “esquecido” em Portugal que anseia por bebidas alcoólicas fáceis de beber e doces. De facto, o boom de sidras de maçã no mercado de bebidas em Portugal nos últimos anos prova justamente esse facto – as cidras estão no top 3 dos “Fast Moving Consumer Goods” em Portugal.
3) Além disso, os produtores também perdem um número elevado de bananas cujo calibre não corresponde às exigências do mercado. Assim, a produção de banana regional de elevada qualidade, acaba por ser, em grande parte, desperdiçada. Estimamos serem mais de 100 toneladas por ano, apenas na Terceira. Também é relevante referir que a produção de um quilo de banana usa 793 litros de água!
– Como definem o vosso produto?
A Bananika é uma bebida inovadora e, por oferecer uma solução para esses problemas, sustentável. Ao criar uma bebida de banana fermentada, podemos transformar a imensa quantidade de desperdício gerada, num produto de valor acrescentado com uma prazo de validade prolongado. Esta bebida abre uma nova hipótese para os produtores açorianos de banana lidarem com a sua sobreprodução.
O produto
- Bebida baseada na fermentação de bananas
- Bebida refrescante, gaseificada, fácil de beber
- Ligeiramente doce com um leve aroma frutado de banana
- 6 % de álcool
– Parabéns pelo vosso projeto, por todo o merecido mediatismo e destaque da imprensa nacional e muita sorte para a vossa camapanha de crowdfunding que tem como objetivo construir a vossa fábrica – PPL crowdfunding
Dept. Comunicação StartUp Angra